Você tem borogodó?

26 de março de 2020

Eu gosto dessa palavra…

Segundo o dicionário informal, é aquilo que não pode ser definido como beleza ou sensualidade, não tem descrição definida, mas que é indiscutivelmente algo que desperta interesse de todos que estão à sua volta. É algo que vem de dentro, que não é artificial, vem do conteúdo, do life style e da atitude.

 

E o seu negócio, padaria, restô, café, tem borogodó?

Tenho visto ,ao longo dos últimos 6 anos de consultoria, vários negócios sensacionais e outros tantos sem graça, apesar de alguns desses terem tido altos investimentos.

As perguntas que você pode fazer, aproveitando este momento de reflexão pela quarentena, são: meu negócio tem alma? Tem personalidade? Diz a que veio? Tem missão e valores que as pessoas envolvidas sabem, gostam e seguem?

 

Suas histórias não podem ser apenas sobre lucros e prejuízos!

 

Compartilhe sua essência, suas derrotas tanto quanto suas vitórias, faça reuniões constantes com a equipe e outras com a liderança, reuniões com elogios, conteúdos de desenvolvimento ou dinâmicas e não apenas de cobranças, são muito motivadoras, as pessoas se sentem ouvidas, trazem união de ideias e de comportamentos. Comemore com os colaboradores e divida com eles as conquistas. Na hora que os atendentes estão em contato com o cliente, eles entregarão não só simpatia, mas carinho, empatia e orgulho pelo seu trabalho também, isso faz toda a diferença.

Nesse sentido é muito importante fazer treinamento operacional e motivador com a equipe de atendimento, para que tenham um “jeito de atender” próprio, com a cara do lugar, quando o cliente é atendido, ele recebe de todos a mesma qualidade e padrão de atendimento.

Sua marca pode ser um storyteller, traga humanidade para a sua empresa, valorize, tenha essência, dê treinamento, traga esse tal de borogodó para dentro da sua empresa.

O projeto arquitetônico tem de traduzir essa essência, o cardápio, o nome, os uniformes, a logística de atendimento, a música, tudo alinhado nessa mesma história boa de contar.

Comentar

comentário(s)


QUEM ESCREVE
tuxa
Consultora de restaurantes e afins, dá Cursos, Palestras, Mentoring e Treinamento de Equipes e Lideranças.
Tuxa Gonçalves
tuxagoncalves.tg@gmail.com
(41) 98416-9584

TAGS
TODOS OS POSTS