Ótima liderança é uma das chaves do sucesso
18 de janeiro de 2019
Todos sabem que dou Cursos de Liderança para empresas no ramo da gastronomia, trabalhei com dezenas de empresas nos últimos anos e posso afirmar para vocês que os funcionários são o espelho de seus líderes, os gerentes dos donos e a equipe operacional de seus gerentes. Quase tudo vem de cima pra baixo, inclusive a filosofia e o clima organizacional. Não adianta pregar quadrinhos na parede com propósitos bonitos e frases de efeito, não adianta ensinar cortesia, gentileza, etiqueta e espírito de equipe; tudo ficará no discurso e apenas na intenção se os líderes não tiverem um comportamento genuíno. É através do exemplo no dia a dia, nas pequenas coisas, nos feedbacks, no comprometimento com cada colaborador que o líder conquista o seu time. Será que você tem consciência que se não der o exemplo no atendimento, na gentileza, na simpatia, no fazer bem feito, na atenção aos detalhes, na qualidade dos produtos e etc e tal, nada disso acontecerá na sua empresa?
O ano está começando e todos temos a oportunidade de sermos melhores líderes nos nossos contextos. Treinamento e reuniões constantes são essenciais, mas o nosso exemplo, com certeza é o que mais influencia no comportamento da equipe.
É preciso capacitar; profissionais bem treinados e motivados são capazes de melhores resultados, mas além disso, nós estamos olhando para a nossa equipe e dando valor a ela?
Se você não tem tempo de escutar o seu funcionário, ele terá para escutar o seu cliente?
Na sua balança, o que pesa mais? O que é mais importante, o cliente ou o colaborador?
O cliente é a razão do nosso empenho e a fonte dos nossos resultados, mas sem um colaborador motivado e capacitado, o nosso cliente não receberá um bom atendimento e por conseqüência, você vai perdendo os mesmos, aos poucos, para a concorrência. Ou seja, os dois são igualmente importantes… concorda?
Se você reclama dos resultados que vem alcançando, do seu espaço não estar + tão cheio como já foi, olhe para a sua equipe e veja se ela está motivada e com uma ótima liderança, talvez um de seus problemas seja este: pessoas mais ou menos, fazendo atendimentos mais ou menos, produzindo resultados mais ou menos.
Meus treinamentos com a Liderança, gestores, chefs, maitres, gerentes e subgerentes é de 10,5 horas, em 3 encontros de 3,5 horas cada, com material totalmente voltado para o segmento e exemplos práticos, vejo ao longo destes anos ele otimizar os resultados de várias empresas do setor.
Dá muito trabalho sim e o resultado pode demorar a vir, afinal nenhum processo de mudança é fácil, ainda mais quando falamos de clima organizacional e gestão de pessoas, mas sempre vale a pena! Mudar às vezes pode ser difícil, mas não mudar, pode ser fatal…
Se reinvente e tente, busque tornar a sua empresa mais eficiente e mais humana para que os resultados venham!